Siga-nos através do Youtube

Como funciona a Premier League e as outras divisões na Inglaterra

A Premier League, atualmente, é o campeonato nacional mais valorizado do mundo. Mas, nos dias de hoje, muitos torcedores não sabem como surgiu este modelo de competição. Ou ainda, conhecem a PL, mas não sabem o sistema das outras divisões.

A princípio, é importante saber que o futebol inglês é dividido em quatro divisões: Premier League, Championship, League One e League Two. 

Premier League

Com o intuito de melhorar a arrecadação dos clubes, foi criada em 1992. Possui 20 times e 38 rodadas, em sistema de pontos corridos. O campeão e os outros três primeiros vão para a UEFA Champions League, depois disso, duas equipes se classificam para a UEFA Europa League. Diferentemente do Brasil, apenas os 3 últimos são rebaixados.

Conhecendo as outras ligas

Equivalente a segunda divisão brasileira, a Championship, é composta por 24 times. Também em sistema de pontos corridos, em 46 partidas, os dois melhores colocados garantem acesso direto à Premier League. Do terceiro ao sexto colocado há um playoff entre eles, o vencedor fica com a última vaga. Nessa situação, caem os 3 que menos pontuarem. 

League One e League Two, são semelhantes às séries C e D do Brasileirão. Contudo, seu padrão é o mesmo da Championship, tanto em quantidade de times, quanto ao acesso e rebaixamento.

Curiosidades

O maior artilheiro da Premier League é o atacante Alan Shearer, com 246 gols. Seguido por Wayne Rooney, 208 e Andy Cole 187. 

Com 13 títulos, o Manchester United foi quem mais conquistou a PL. Além disso, Ryan Giggs, galês, é o atleta que mais venceu o campeonato, pois esteve em todas as conquistas dos Reds.

O Manchester City tem duas marcas importantes atreladas às suas conquistas. É a equipe que tem a maior vantagem ao segundo colocado, 19 pontos, na temporada 2017/2018. Por outro lado, carrega consigo a menor diferença para o vice-campeão, em 2011/2012. Na ocasião, empatou no número de pontos com o United, vencendo no saldo de gols.

Deixe uma resposta