Siga-nos através do Youtube

Champions League: Entenda o novo formato que valerá à partir de 2024

Novo formato da Champions League
Créditos: reprodução da UEFA – Champions terá mais equipes

A UEFA anunciou nesta segunda-feira (19/04) as novas regras para a disputa da Champions League. A entidade aumentou o número de participantes de uma mesma edição. Além disso, número de partidas e um novo formato também são novidades. 

Inicialmente, a quantidade de times passou para 36, ou seja, serão 4 a mais que atualmente. Para isso, cada equipe jogará 10 vezes, cinco como mandante e as outras cinco fora de casa. Em conclusão, nesta fase de pontos corridos, os oito melhores se garantem nas oitavas de final.

Por outro lado, haverá repescagem entre o 9º e o 24º. Depois disso, o mata-mata seguirá da mesma forma. Vale ressaltar que, a UEFA ainda não divulgou como dividirá as equipes na primeira fase.

Aleksander Čeferin

Durante a divulgação, o presidente da UEFA Aleksander Čeferin explicou que quer fortalecer o torneio, mas através do futebol nacional. “Apoia o estatuto e o futuro do futebol nacional também em toda a Europa. Mantém o princípio de que o desempenho nacional deve ser a chave para a qualificação e reafirma os princípios da solidariedade desde o jogo e da competição aberta”.

Para Aleksander, o mais importante é o resultado dentro de campo. “Este formato evoluído vai manter vivo o sonho de qualquer equipe da Europa de participar na UEFA Champions League graças aos resultados obtidos em campo”.

Além disso, o objetivo é o fortalecimento financeiro nos próximos anos. “vai permitir a viabilidade, prosperidade e crescimento a longo prazo para todos no futebol europeu, não apenas um minúsculo cartel auto-selecionado”.

As novas vagas

Na tarde de terça-feira (20/04), a UEFA explicou os critérios para alocação das novas vagas. Veja:

Critérios da UEFA para as novas vagas da Champions
Créditos: site da UEFA

Deixe uma resposta