Siga-nos através do Youtube

Quem é Julian Nagelsmann, novo técnico do Bayern de Munique

Julian Nagelsmann em atividade pelo RB Leipzig - Créditos Gettyimages

O Bayern de Munique anunciou na manha da última terça-feira (27), a contratação de Julian Nagelsmann de 33 anos, para o comando técnico do clube pelos próximos cinco anos.

Julian vem com bastante expectativa para treinar os bávaros, já que em sua passagem pelo RB Leipzig ele soma 53 vitorias, 21 empates e 16 derrotas em 90 jogos pelo clube.

Além do retrospecto positivo, Julian ostenta a marca de técnico mais valioso da historia, já que sua transferência para o Bayern custou 25 milhões de euros (165 milhões de reais).

Carreira de jogador e técnico de Julian Nagelsmann

Julian atuou como zagueiro entre 2002-2006, e jogou apenas pelo Augsburg e o Munchen 1860 em sua curta carreira de jogador, encerrada aos 28 anos por conta de uma lesão no joelho.

Após encerrar a carreira como jogador em 2008, o ex-zagueiro foi contratado para ser técnico do sub-17 do Augsburg e do Munchen 1860 consequentemente. 

Com experiência na base Julian foi convidado pelo Hoffenheim em 2012 para completar a comissão técnica.

No entanto só foi assumir o comando técnico em 2016, ano em que conseguiu livrar o clube do rebaixamento com apenas 28 anos de idade, se tornando o técnico mais novo da historia do Campeonato Alemão.

No ano seguinte Julian ainda garantiu a 3° posição na Bundesliga, classificando assim o Hoffenheim para a liga dos campeões 18-19.

A campanha despertou o interesse do RB Leipzig, que o contratou em julho de 2019 em contrato até julho de 2023. 

Pelo Leipzig Julian assegurou participações regulares na Bundesliga e presença constante na Liga dos Campeões, inclusive levando o clube a sua primeira semifinal na campanha de 2019-2020.

Contato do Bayern e estilo de jogo

Com o anuncio da saída de Hansi Flick do comando do Bayern, a diretoria concentrou o foco em Julian, que por um fato curioso quase defendeu a equipe de Munique em 2010, quando ainda estava no Hoffenheim, no entanto Julian rejeitou a proposta na época.

Pouco mais de dez anos depois, os bávaros oficializaram a contratação e planeja com Julian manter o esquema tático implementado por Flick

Isso porque Julian gosta de atuar com jogadores que possam fazer mais de duas posições, como ocorre com Angeliño, jogador que exerce a função de lateral e ponta no esquema de Julian no Leipzig.

Flick implementou algo semelhante no Bayern, como exemplo é o lateral/volante Joshua Kimich que vem sendo destaque do clube na temporada.

No Leipzig, Julian gosta de atuar no 3-4-2-1, realizando variação na marcação no meio campo e tendo zagueiros laterais rápidos para dificultar o ataque adversário.

Mesmo que o Bayern de Flick atue com uma linha de quatro defensores em um 4-2-3-1, o objetivo tático de ambos são semelhantes, principalmente na questão de volume e rotatividade dos jogadores durante a partida.

Julian Nagelsmann, novo técnico do Bayern de Munique - Créditos: Gettyimages

Deixe uma resposta