RECREATIVO HUELVA, O CLUBE MAIS ANTIGO DA ESPANHA

Fundado em 1889, o Recreativo Huelva é o mais antigo clube da Espanha Reprodução: Camisetas con histórias

Barcelona, Real Madrid, Valência… Hoje são nomes bem conhecidos do futebol mundial, potências da Espanha e de toda a europa, mas na questão histórica, nenhum deles bate o Recreativo Huelva.

O Real Club Recreativo Huelva foi fundado por mineradores ingleses em 1878, mas seu nome não era esse, no início, a equipe levava o nome de Rio Tinto Foot – Ball Club, mas se profissionalizou em 23 de dezembro de 1889, levando o nome de Huelva. Este nome, veio devido as margens do Rio Tinto, que está localizado na cidade de Huelva, no sudoeste da Espanha.

Sua primeira partida oficial foi contra a equipe do Rio Tinto Company Limited, vencida por 2×0 pelo Huelva, os times voltaram a se enfrentar seis meses depois, outra vitória do Recreativo, desta vez por 2×1. Em 1892 construíram o primeiro estádio da equipe, o estádio Del Velódromo, que foi derrubado em 1950.

Em 1978, o Recreativo Huelva conseguiu, pela primeira vez, seu acesso a primeira divisão do futebol espanhol, porém, já no ano seguinte foi rebaixado para a segunda divisão, por onde ficou até 1990, quando acabou caindo para a terceira. Seu estádio, o Nuevo Colombino, foi totalmente reformulado, hoje tem capacidade para 20 mil espectadores e suas cores predominantes são o azul e branco.

TÍTULOS

O Recreativo Huelva carrega em sua história o título da temporada 2005/2006 da segunda divisão espanhola, ano que consequentemente voltou a elite na Espanha, no ano seguinte, na temporada 2006/07, teve seu melhor desempenho na história, ficando em 8° lugar da La Liga. Entretanto, na temporada 2008/09, ficou em último e voltou para a série B.

Atualmente, o Club Recreativo Huelva joga pela Segunda B (3° divisão espanhola), está na 6° colocação e briga para voltar à liga Adelante (2° divisão) e, dentre seu elenco, existe um brasileiro, o atleta Matheus Santana, meio campo de 23 anos joga pelos “Mineros”, como é conhecido o clube. O azul e branco pode não estar hoje nas melhores fases, mas estará sempre na história mundial, por ser o time mais longevo em idade ainda ativo no mundo.

Site Oficial: https://recreativohuelva.com/

Deixe um comentário