Destaque do Stuttgart na temporada, Mvumpa foi coagido por empresário

Silas Mvumpa do Sturttgart-ALE foi vítima de chantagem e ameaças por parte de um empresário - Créditos: Sturttgart Twitter

O Sturttgart-ALE revelou na ultima terça (8), que um dos seus jogadores foi coagido e sofreu ameaças por parte de um antigo empresário.

O atacante de Congo Silas Katompa Mvumpa foi vitima de um empresário ainda com 18 anos de idade em 2017.

A principio Mvumpa chegou a utilizar identidade falsa após armação do então empresário, no documento falso o nome de Silas Mvumpa estava descrito como Silas Wamangituka sendo o ultimo o sobre nome do seu pai biológico.

O caso foi revelado recentemente, no entanto a história se arrasta desde 2017, ano que o atleta conheceu o empresário. Silas Mvumpa na época realizou testes no Anderletch- BEL.

Neste período, Silas recebeu um visto do Anderlecth válido por 3 meses emitido até então pelo seu nome de registro.

Do mesmo modo o Anderletch mostrou interesse em oferecer um contrato ao jogador, e pediu para Silas retornar a Congo para que tentasse um visto para permanecer na Bélgica.

Silas é coagido e ameaçado pelo empresário

Posteriormente, Mvumpa conheceu o empresário ainda quando jogava no Paris FC da França, na época o jovem estava sozinho e sem experiência na capital Silas realizou encontros com o então empresário e decidiu confiar no projeto.

Naquele período, ambos viviam em Paris, em questão de pouco tempo o empresário já controlava a conta bancária e documentos de contrato de Silas Mvumpa.

Simultaneamente a dependência do jogador com o empresário aumentou ao ponto de Silas começar a sofrer com chantagens. 

A partir dai surge o plano surge o plano do empresário em manter Mvumpa na Europa. 

O então empresário que até agora não teve o nome divulgado para a segurança de Silas, convenceu o jogador a permanecer na Europa, sob falsa alegação de que ele poderia ser desautorizado a voltar de Congo na época.

Sendo assim, este mesmo empresário realizou realizou a falsificação do documento de identidade do jogador. 

Silas Mvumpa se chamaria na identidade falsa de Silas Wamangituka, sendo esse o mesmo sobre nome do pai biológico do jogador.

Além disso Silas teve sua data de nascimento alterada com um anos a mais do que registrado oficialmente, sendo assim permanecendo com a idade um ano mais velho.

Nesse ínterim surgiram mais ameaças por parte do empresário, que dizia ao jogador que em caso de revelação do jogador por conta da criação da identidade falsa, poderia causar problemas a Silas que não voltaria a jogar futebol.

Outro problema com o empresário era a questão do dinheiro do jogador.

Grande parte da renda do atleta não era repassada ao próprio Silas, sendo que o próprio empresário apropriava e coagia de diversas formas o jovem.

Punição ao empresário e suspensão a Mvumpa

Mvumpa não conseguiu permanecer no Anderletch, no entanto ainda conseguiu mercado na europa, sendo contratado pelo Sturttgart na temporada 2019-2020. 

Dessa forma, Silas começou a ficar próximo do ciclo de direção do clube alemão, dai que muitos fatos começaram a vir a tona.

Foi neste meio tempo que Silas conseguiu mudar de empresário. O novo agente do jogador juntamente com o Stuttgart incentivaram o atleta a deixar evidente o então episódio para as autoridades.

Dessa forma, Mvumpa detalhou todo o ocorrido a autoridade e posteriormente conseguiu manter a licença para a pratica do futebol, uma das situações que Silas mais temia. 

O jogador só manteve a licença pelo fato de ter sido comprovado que o jogador não teve culpa no caso

Ainda assim, o antigo empresário está sendo processado por Silas e por executivos que estão cuidando junto ao caso.

Por outro lado, Silas Mvumpa acabou suspenso por três meses e terá que pagar uma multa de 30 mil euros. 

A federação alemã aplicou a suspensão por entender que o tempo que o jogador utilizou mesmo que de forma involuntária o nome e idade falsa por um período.

Por fim, atualmente Silas Katompa Mvumpa nascido em 6 de Outubro de 1998 tem 22 anos de idade, tendo somado 27 jogos na ultima temporada marcando 13 gols e 5 assistências.

Silas Mvumpa em aquecimento, defendo a camisa do Paris FC - Créditos: Tribuna

Deixe um comentário