Prêmio Golden Boy tem 13 jogadores da Bundesliga indicados

O prêmio escolhe o melhor jogador com idade abaixo de 21 anos. - Créditos: Bundesliga

Nesta semana foi divulgado a lista dos 13 jogadores concorrentes ao prêmio Golden Boy. Com isso 13 jogadores que atuam na Bundesliga foram escolhidos, sendo Jude Bellingham, Gio Reyna, Jamal Musiala e Florian Wirtz como destaques.

O Golden Boy é um prêmio anual organizado desde 2003 pelo jornal italiano Tuttosports, a premiação é destinado ao jogador destaque com idade abaixo de 21 anos.

Desde a primeira edição jogadores de dez países diferentes já foram escolhidos pelo jornal. 

O Brasil sobretudo teve representantes por dois anos seguidos, o primeiro foi o meia Anderson em 2008 quando defendia o Manchester United-ING.

Logo depois, em 2009 o atacante Alexandre Pato conquistou o prêmio quando atuava pelo Milan-ITA.

Nesse meio tempo, o único jogador a vencer o Golden Boy e o prêmio da bola de ouro foi o Argentino Lionel Messi.

O ídolo do Barcelona foi premiado em 2005 quando defendia pelo primeiro ano o profissional da equipe Catalão.

Jogadores da Bundesliga no Golden Boy

No campeonato Alemão historicamente já foram premiados três jogadores que disputam a competição.

O primeiro escolhido foi o Meia Mario Gotze, que atualmente defende o PSV. Gotze foi selecionado em 2011 quando jogava pelo Borussia Dortmund.

Já em 2016, o Português Renato Sanches recebeu o prêmio Golden Boy atuando pelo Bayern de Munique. Hoje o meia defende o Lille-FRA.

Por fim, o Norueguês Earling Halland foi o ultimo represante da Bundesliga entre os vencedores do Golden Boy. Halland venceu em 2020 defendendo seu atual time, o Borussia Dortmund.

Neste ano a Bundesliga vem com representantes fortes ao prêmio Golden Boy.

Nomes como Jude Bellingham e Gyovanni Reyna do Dortmund, Jamal Musiala do Bayern de Munique e  Florian Wirtz do Leverkusen tem se destacado no cenário internacional.

Os demais nomes são, Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund), Brian BrobbeyRB (Leipzig), Tanguy Coulibaly (VfB Stuttgart), Josko Gvardiol (RB Leipzig), Reinier Jesus (Borussia Dortmund), Tanguy Nianzou (Bayern Munich), Lazar Samardzic (RB Leipzig), Georginio Rutter (Hoffenheim) e Alex Timossi Andersson (Bayern Munich).

Destaques da Bundesliga na premiação

Jude Bellingham

O volante do Borussia Dortmund de apenas 17 anos é favorito ao premio Golden Boy

Bellingham atuou em 47 jogos na ultima temporada pela equipe Auri-negro. O jovem inglês soma 4 gols e 4 assistências, sendo fundamental na equipe comanda pelo auxiliar Edin Terzic. 

Ainda assim Jude Bellingham obteve média de 13.4 (92%) em rotação de passes no meio de criação no Dortmund.

Giovanni Reyna

O norte-americano Reyna de 18 anos é mais um representante do Borussia Dortmund no Golden Boy.

O meia-atacante tem 46 jogos na temporada, tendo atuado em 32 das 34 rodadas da Bundesliga, é um dos poucos jogadores poupados na rotação de Terzic no Borussia.

Reyna tem 7 gols e 7 assistências na temporada 2020-2021 e consequentemente soma 2.686 minutos em campo.

Jamal Musiala

Recém convocado por Joachim Low para a disputa da Eurocopa pela Alemanha, o meia Jamal Musiala do Bayern de Munique se tornou uma promissora alternativa para o futuro dos Bávaros.

Apesar dos 18 anos, Musiala já pode se considerar experiente principalmente em aspecto de conquistas, o meia já coleciona seis conquistas com a camisa do Bayern

O concorrente ao Golden Boy participou de 36 jogos na temporada, mesmo saindo como suplente em boa parte dos jogos, o jovem Alemão tem 7 gols e 1 assistência na temporada.

Florian Wirtz

O meia Florian Wirtz é o jogador da lista com mais partidas entre os titulares de sua equipe. O alemão de 18 anos defende o Bayer Leverkusen, e esteve presente em 41 partidas.

No total, foram 10 gols e 8 assistências na temporada, tendo presença em 74% dos jogos do Leverkusen e 20% de participação a gols pela equipe no campeonato Alemão.

O candidato ao Golden Boy foi destaque da Alemanha sub-21 no campeonato europeu, com 2 gols em 3 partidas.

 

 

 

Deixe um comentário