Siga-nos através do Youtube

Há 9 anos, Marco Reus estreava com a camisa do Borussia Dortmund

O meia alemão Marco Reus soma 514 partidas pelo Borussia Dortmund - Créditos: Reuters

O alemão Marco Reus de 32 anos, é um dos maiores ídolos da história do Borussia Dortmund, e há pouco mais de 9 anos o meia vem se consolidando no clube.

Primordialmente, Reus inicio sua carreira bem longe do Dortmund, em especial na equipe do Rot Weiss Ahlen, em 2008, com apenas 19 anos.

Em síntese, pelo clube foram 27 jogos, 4 gols e 3 assistências, tendo na sequencia do mesmo ano negociado com o Borussia M’Gladbach por 1 milhão de euros.

Nesse sentido, pelo M’gladbach foram 3 temporadas sendo de 2009 a 2012. O meia atuou em 109 partidas em anotou 48 gols e 28 assistências.

Além disso, Reus esteve presente na escalação dos melhores jogadores da temporada 2012 da Bundesliga 1.

Inicio da trajetória pelo Borussia Dortmund

Posteriormente, com grandes atuações pelo M’gladbach, o meia despertou interesse de grandes clubes da Europa, na janela de transferência de janeiro de 2012. 

Nesse meio tempo, Bayern de Munique, Real Madrid e Borussia Dortmund demonstraram interesse no jovem meia alemão. 

No entanto a proposta do Dortmund foi mais atrativa para o jogador, que contratou Marco Reus no valor de 17,5 milhões de euros (42 milhões de reais), assinado por 5 anos.

Contudo, mesmo contratado em Janeiro de 2012, o meia só foi vestir a camisa do Dortmund em agosto do mesmo ano.

A sua estreia ocorreu no dia 12 de agosto, na vitória do Dortmund diante do Werder Bremen, em confronto válido pela Bundesliga.

Nesta mesma partida, Reus estreou e de quebra marcou o seu primeiro com a camisa dos auri-negros.

Vice da liga dos campeões e premiações individuais

Pontualmente, com Marcos Reus, Mário Gotze e Robert Lewandowski, o Borussia Dortmund conseguiu um vice campeonato da Bundesliga e uma vaga na Liga dos Campeões.

Da mesma forma, o clube ainda realizou uma das melhores campanhas de sua história na Liga dos Campeões.

Com isso, na temporada 2012-13 o Borussia Dortmund conseguiu chegar a final da Liga dos Campeões, sendo derrotado pelo Bayern de Munique.

Nesta mesma temporada, Reus jogou 49 partidas e marcou 20 gols, tendo participação direta na média de gols da equipe na temporada.

Naquele mesmo ano, o meia marcaria o seu primeiro hat-trick com a camisa do Dortmund, em vitória da equipe por 3 a 0, contra o Frankfurt na Bundesliga.

Na sequencia, a temporada 2013-14 seria de conquistas individuais do meia. No total daquele ano foram 23 gols e 23 assistências em 44 jogos.

O meia do Dortmund ainda foi escolhido para o time do ano da Uefa, e liderou o Borussia em números de assistência.

Além disso, Reus ajudou a conduzir o Dortmund a segunda melhor campanha da Bundesliga.

Pouco depois, na temporada 2014-15 o clube precisou se despedir de Robert Lewandoski. Com o atacante polonês, Reus formou uma das melhores duplas do futebol alemão.

Ainda assim, com Mario Gotze ao lado, o Dortmund conquistou o título da supercopa da Alemanha daquele ano, e novamente Reus presente no time ideal da Bundesliga.

Grave lesão e volta como protagonista de Marco Reus

Agora na temporada 2016-17, Marco Reus obteve destaque na campanha do Dortmund na Liga dos Campões.

Apesar da queda precoce da equipe na competição, o meia marcou 4 gols e 3 assistências em 4 partidas. Marco Reus ainda conquistou o título da copa da Alemanha em 2017.

No entanto, na temporada seguinte, o alemão viveu o momento mais delicado da carreira.

Por conta de uma lesão no ligamento cruzado, o meia perdeu 34 jogos da temporada, tendo ficado afasto por mais de 200 dias dos gramados, Reus voltaria a atuar apenas em 2019.

Por outro lado, o ano de 2019 foi uma virada de chave na carreira de Reus, o meia se tornou prontamente o protagonista da equipe, após a negociação de Gotze com o rival Bayern.

Consequentemente, Reus marcou 21 gols em 36 partidas, e ainda foi eleito artilheiro do Dortmund na copa da Alemanha, e futebolista do ano pela segunda vez no país.

Atuando com regularidade, Reus se tornou capitão da equipe e liderou o Dortmund na conquista do título da copa nacional na temporada 2020-21.

Dessa forma, Marco Reus é atualmente o 5° maior artilheiro da história do Dortmund com 140 gols. Em competições europeias o meia é o jogador com mais gols, com 27 gols.

No total são 514 jogos, 211 gols e 128 assistências pelo Borussia. O meia alemão tem contrato com o clube até 2023.

 

Deixe uma resposta