PL do mandante é aprovado na câmara: saiba o que pode mudar

PL do mandante mudando os rumos no Brasil
Novos rumos nas transmissões de futebol (Créditos: Divulgação)

Na tarde desta quarta-feira(14), a câmara dos deputados aprovou o PL do mandante, dessa forma, 432 deputados votaram a favor e 17 contra. Nesse sentido, o projeto de lei agora vai para o senado federal.

O que pode mudar com esta lei?

Atualmente, uma partida de futebol só pode ser transmitida por uma emissora se ela tiver contrato com as duas equipes (mandante e visitante). No entanto, caso o governo aprove o PL do mandante, somente será necessário o contrato com a equipe que manda a partida.

O projeto proíbe o descumprimento de contratos já firmados, ou seja, os times devem respeitar a lei vigente no ato da assinatura do documento. Por outro lado, se a equipe não tiver fechado parceria com nenhum veículo de comunicação, ela está permitida a usar este direito.

Novos rumos

Times de diversas regiões do país já se manifestaram abertamente favoráveis a esta decisão, dentre eles, Palmeiras, Athletico-MG, Ceará e Flamengo. Ao tentar a aprovação dele PL, os clubes entendem que mais emissoras disputarão seus direitos e portanto os valores serão maiores.

Por fim, o grupo Globo possui contrato com a maioria dos times da série A, até 2024, portanto apenas em 2025, estas mudanças acontecerão.

Deixe um comentário